4 comentários

  1. Prezado Osvaldo:
    Por definição a ciência é um produto humano e por tanto todas são humanas e todas elas têm um valor específico. O que acontece que assim como durante o desenvolvimento da bomba nuclear o valor da física de partículas parecia desvalorizado até eticamente para que só uns poucos escolhidos pudessem trabalhar com ela, hoje em dia o valor das ciências sociais também é colocado na cesta de roupa suja. Ou pelo menos isso é o que a mídia faz, mesmo quando é quem maior usufruto faz delas. Não é uma questão de teorias da conspiração nem nada disso, só que é muito melhor mostrar quanto elas erram que ver o que elas mostram.
    No caso da economia parece desvalorizada, pois o único que se mostra é o problema da crise. Mas o grande problema é a distribuição de rendas e é a própria economia a que pode mudar isso. Um grande problema que vem da conceição da Educação (mas claramente do ensino) é a desvalorização que nos últimos anos vem sofrendo o sistema e o professor. O que acontece que parece ser que ao ensino tem-se transformado no buraco onde são colocados todos os problemas e as origens de problemas que a sociedade tem hoje. Mas não adianta tirar para o vizinho os problemas sociais, o problema da má distribuição das rendas não foi criado pelo sistema educativo, e sim pelo capitalismo. Mas a mídia que vive do capitalismo é a mídia que tem o poder da comunicação, e essa mídia que deforma os fatos.
    Como a própria mídia sabe que a grande inimiga da ignorância é a Educação, ataca e desvaloriza-a, pois quem tem um grau simples mesmo de conhecimento apreende a distinguir o engano e não se confunde com a informação transformada em conhecimento, não se deixa arrastar pela massa dominante e aprende a ser crítico(a). Se uma pessoa tem um pouco de conhecimento saberia que se “vender, e vender sua intimidade” como acontece no BBB por uns poucos bilhetes e um carro é se prostituir tanto como quem passa a noite na Avenida Atlântica na procura de turistas. Claro a prostituta da rua dorme com dois ou três clientes por noite, entanto os participantes com milhares. Mas se eles tivessem consciência disso, quem faturaria o dinheiro das pessoas.
    Alguém com um pouco de conhecimento e raciocínio sabe que fofocar não é bom, é até mal visto. Mas qualquer pessoa com um pouco de conhecimento também saberia que pagar para fofocar e ser mal educado é um péssimo negócio. Além se há um pouco mas de conhecimento qualquer pessoa razoaria que sendo tão difícil poder ser dono das próprias decisões menos ainda poderia decidir sobre a vida dos outros, nem na TV! Ou ainda existe alguém que acredita que no “Você decide” era ele quem escolhia o filme? Atualmente ninguém decide o que quer ver na TV, simplesmente escolhe dentro de um limitado grupo de eventos que são apresentados gerando assim uma falsa sensação de liberdade, alguma coisa assim como um cão que late feliz porque pensa que está solto e não percebe que tem ainda a coleia no pescoço.
    Mas pense como se sentem ameaçados pelo poder do conhecimento (e por tanto do ensino) dos donos dos meios de comunicação. Pense como se sentiriam os médicos-bruxo da atualidade quando percebem que se as pessoas aprendem e tem conhecimento eles perderiam o poder de enganá-los e tirar o dinheiro deles para viver em grandes mansões. Pense muitas vezes, que tanto medo podem ter os políticos quando a gente comece a perceber que são as pessoas do povo que coloca e paga o salário deles. Então você vai perceber porque o ensino está desvalorizado num mundo onde se um fato não foi passado no jornal da noite da globo, então não aconteceu na história.
    Abraços

    Curtir

  2. Olá companheiro.
    Para a elite dominante é mais interessante divulgar as ciências naturais. Até o governo investe mais em etec’s, fatec’s, senac’s e outros nac’s…
    Para os que dominam, a ciencia sociais é um entrave pois faz a massa pensar e isso é muito perigoso. As Ciencias naturais faz o sujeiro raciocinar, tipo a raiz cubica de pi é igual Y mas não o ensina qual é a raiz de todos os males…Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s