O Enem e as Escolas Públicas

Saiu o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009, começa a corrida para verificar se a nota obtida vai ou não ajudar o candidato a entrar em uma universidade, se será relevante para o PROUNI, etc.

Eu particularmente sou um defensor do Enem, embora seja um bocado contra provas de um modo geral (e prova tipo teste de um modo específico), creio que esse exame retira um pouco da carga de injustiça do nosso sistema de ingresso no ensino superior, já que o vestibular somente é pouco para avaliar a aptidão de um candidato que pleiteia uma vaga (somando o Enem o sistema se torna apenas injusto e não MUITO injusto) e colabora também com o ingresso nas universidades particulares por meio do PROUNI, um bom programa do governo federal (mas que não retira o fato de investirem pouco na formação básica, apenas colocando um Band-aid na ferida).

Um resultado que choca no Enem é o resultado das escolas públicas dentro da classificação das escolas. Das 2000 primeiras escolas na classificação do Enem apenas 151 são públicas e dessas pouco mais que metade é federal (é só lembrar que existem muito mais escolas estaduais do Brasil). O que acontece com as escolas estaduais? Em SP é fácil dizer, e meu amor pelo PSDB não vai aumentar desse jeito Governador Serra!

Creio que os alunos devam ser mais incentivados a realizar a prova e além disso, devem ser esclarecido da importância que ela tem, contudo não adiantará de nada todos os alunos da rede pública fazer a prova se não tiverem aulas decentes, professores motivados, infraestrutura na escola, etc.

Boa parte dessas escolas públicas que obtiveram boa classificação são escola que fazem exames para ingresso (o chamado vestibulinho) e muitos alunos que entram nelas são alunos oriundos de escolas privadas (sei bem disso por que já fui professor de pré-vestibulinho), e muitos desses alunos por ter um bom ensino dessas poucas escolas entram nas melhores universidades do país (públicas), perceberam a inversão de papéis?

Veja o Ranking das escolas

O Enem continua, na minha opinião, sendo uma boa política, o PROUNI também, mas servem também para mostrar o quanto precisa ser feito, o longo caminhos que temos que trilhar para uma educação melhor.

A escola pública é uma espécie de bem, valioso, esquecido no porão… Alguém precisa se lembrar.

Referência

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u557634.shtml


Anúncios

4 comentários

  1. O ENEM e o PROUNI diminuem sim a injustiça, mas com o novo ENEM tah uma bagunça no quesito cadastramento e inscrição no SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
    O site foi feito pra comportar 200.000 mil acessos simultâneos e são 2,5 milhões de inscritos no ENEM.
    Todos podem concluir a situação que tah no sistema e o tanto de gente que não consegue se inscrever.
    :/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s