ProUni teve 265 mil inscritos no fim de semana

Colaboração para a Folha Online

No segundo dia, o ProUni (Programa Universidade para Todos) já recebeu 265 mil inscrições até as 18h deste domingo. Nas primeiras 12 horas, segundo o MEC (Ministério da Educação), foram registradas 128.277 inscrições em todos os 27 estados. No ano passado, o número ficou em cerca de 80 mil inscrições no primeiro dia.

Segundo o ministério, a falha que ocorreu neste sábado (6) no site (http://siteprouni.mec.gov.br) não impediu que os alunos fizessem a inscrição. Ontem, quatro estados não constavam no campo de busca da página. No entanto, os alunos podiam fazer a pesquisa por meio do nome da instituição. O problema já foi corrigido.

As inscrições para o ProUni vão até quarta-feira (10). O MEC oferece 165 mil bolsas para 1,5 mil instituições de ensino superior em todo o país –das quais 86 mil bolsas são integrais e 79 mil parciais.

Os resultados da seleção serão divulgados no dia 13 de fevereiro. Na segunda etapa, poderão se inscrever os candidatos que não forem selecionados na primeira fase –para que tenham uma nova chance de concorrer á bolsa.

Segundo a Secretaria de Educação Superior do MEC, podem concorrer às bolsas candidatos que tenham realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2009 e alcançaram no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame.

O aluno também precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista integral. Professores da rede pública do ensino básico que concorrem a bolsas de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda –desde que estejam no exercício da profissão e integram o quadro permanente da escola.

As bolsas integrais do ProUni são concedidas para alunos que tenham renda de um salário mínimo e meio por pessoa do grupo familiar. Para a meia bolsa, a faixa é de até três salários mínimos, por pessoa, do núcleo familiar.

Desde a sua criação em 2005, o ProUni já atendeu a 600 mil estudantes, segundo o MEC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s