Aluno de SP continua com mau desempenho em avaliações de matemática

Eu como professor de ciências exatas fico um tanto incomodado com esse tipo de resultado, mas o que revolta mesmo é a falta de caráter, o cinismo.  Por que ninguém assume a culpa? Uns jogam para um “problema mundial”, que se assim é, não precisamos cuidar! Outros dizem que os dados não são verídicos, atribuem a culpa ao instituto que fez a pesquisa, etc. Engraçado, nunca vi ninguém reclamar da pesquisa quando os dados são positivos.

Enfim…

da Folha Online

Hoje na Folha Os alunos da rede municipal de SP tiveram em 2009 um desempenho um pouco melhor em português, mas continuam muito mal em matemática. Em todas as séries, nem metade obteve nível satisfatório, segundo reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição desta quinta-feira da Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Ainda de acordo com o texto, a situação mais grave é da 8ª série, em que 91% dos alunos não aprenderam o que se esperava em matemática (não conseguem, por exemplo, converter quilômetros em metros).

Para o presidente do Sinesp (entidade que reúne gestores das escolas), João Alberto Rodrigues de Souza, a diferença entre as disciplinas ocorre porque a prefeitura focou o português, com o programa Ler e Escrever, que capacita docentes e fornece materiais específicos.

O governo nega. Diz que no programa há conteúdos de matemática. Para o secretário de Educação, Alexandre Schneider, há “dificuldade mundial” para ensinar a disciplina. “Os resultados estão aquém do que esperamos. Mas a rede já está preparada para dar um salto de qualidade. A melhora nas séries iniciais indica isso.”

Anúncios

1 comentário

  1. Olá, me chamo Alisson.
    Concluí recentemente o Ensino Médio em escola pública. Presto vestibular para engenharia devido ao meu interesse por ciências exatas. No entanto, ao realizar algumas provas – vestibulares da USP, por exemplo – sinto dificuldades em realizar os exercícios de matemática. Este não é um fato isolado, pois muitos colegas meus que também apreciam a área de exatas sentem esta dificuldade. A escola pública brasileira realmente não consegue sanar este problema. O ensino da matemática necessita de melhoras, pois o mundo sem esta área do conhecimento humano nada é. A sociedade, de um modo geral, precisa resolver este problema, porém tem-se que começar agora.

    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s