Escola Politeia, Escola da Ponte e a Democracia

Cada vez me convenço mais que o exercício democrático nas escolas democráticas (Politeia e Escola da Ponte, por exemplo) vale todo nosso sofrimento com o conteúdo.

Saio muitas vezes de algumas aulas pensando, não fui capaz, não transmiti o conhecimento que me propus, não atingi ninguém. Parte disso vem dos 5 anos lecionando em cursinhos pré-vestibular, onde a transmissão de conteúdos é o foco principal. Nestas escolas as competências a serem atingidas estão para além dos conteúdos, perpassam estes e chegam num conjunto mais completo que queremos para nossos cidadãos.

Na Escola Politeia, por exemplo, temos uma assembleia por semana, ou seja, todas as semanas as regras da escola, condução e organização, são postas em xeque, os alunos, educadores, gestores e agentes educativos, votam, argumentam e decidem (muitas vezes contra a vontade dos professores, mas fazer o que é a democracia mostrando sua face mais cruel), e este exemplo é para mim o que vale mais.

Eles ainda estão aprendendo a exercer seus direitos, a perceber que com direitos vem responsabilidades e que os deveres também são importantes. Nunca pude opinar em nada nas 10 escolas pelas quais passei até chegar no ensino médio, talvez se tivesse esta experiência (e todas as outras pessoas também) seriamos cidadãos melhores, votando melhor, cobrando aquilo que decidimos numa votação, cobrando da pessoa que escolhemos para nos representar. Na Escola Politeia, assim como na Escola da Ponte, os alunos estão aprendendo a fazer isto. E eu arriscaria de olhos fechados, que destas escolas, sairão pessoas que farão melhor uso da democracia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s