Satélite Vulcânico de Júpiter tem Atmosfera Fedorenta

Por Luciana Galastri em 29.06.2010

Io, uma das luas de Júpiter, é um dos lugares mais estranhos do nosso Sistema Solar. Sua paisagem é construída por enormes montanhas, há níveis enormes de atividade vulcânica sob sua superfície e a atmosfera é feita de gases fedorentos.

Você pode até se perguntar como sabemos que um satélite remoto é fedorento se não estivemos lá. Mas um novo estudo sobre Io revelou detalhes impressionantes sobre sua atmosfera.

Astrônomos usaram telescópios localizados no Havaí para procurar por assinaturas de químicos que estariam presentes na lua – incluindo monóxido de enxofre, dióxido de enxofre e clorito de sódio (quem sabe um pouco de química sabe que tudo o que envolve enxofre não é muito cheiroso). Esses gases, segundo as descobertas, estão concentrados na face de Io que fica mais afastada de Júpiter.

Os gases estão perto dos centros com maior atividade vulcânica, o que sugere que é a quantidade de vulcões de Io que faz com que o ambiente seja fedorento. Mesmo assim é surpreendente que a lua consiga reter esses gases. Por seu tamanho diminuto, ela não deveria ter atmosfera.

Cientistas acreditam que isso se deve à proximidade de Io com Júpiter (eles estão separados apenas por 420 mil quilômetros). A proximidade de Júpiter cria uma espécie de "maré", similar a que a Lua exerce na Terra – mas com as camadas inferiores do satélite, que seriam deslocadas, gerando, assim a enorme atividade vulcânica e os conseqüentes gases. [Space.com]

Fonte: http://br.mc1108.mail.yahoo.com/mc/welcome?.gx=1&.tm=1277942634&.rand=2vraeoqiurqek#_pg=compose&&.rand=1824006434&clean&hash=f9d202945199dd12a94b263bb5127dc7&.jsrand=4865181

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s