Redes Sociais

Uma rápida passada pelo Orkut (que confesso semi-envergonhado que ainda tenho, mas relutante em aderir ao Facebook) fico intrigado com o narcisismo que tem tomado conta das pessoas. São inúmeras fotos solitárias que as pessoas tiram indiscriminadamente, chegam a preencher álbuns com 100 fotos, todas dela mesmo, imagino que 50 destas fotografias não podem ser distinguidas entre si, dadas as semelhanças.

Não me lembro das pessoas, no tempo da foto com filme fotográfico, tirando fotos de si mesmo, e esperando, dias ou semanas pela revelação. Era um risco muito grande da decepção. O que me faz pensar que é a velocidade da informação nos dias de hoje que leva as pessoas ao narcisismo. A possibilidade de tirar 100 fotos em pouco mais de um minuto, é irresistível demais para os narcisistas de plantão.

Isso tudo é apenas uma faceta de todo o caos pós-moderno que as redes sociais causam em nossas cabeças modernas, principalmente nós (com mais de 25 anos), que somos imigrantes deste mundo virtual, em detrimento dos nativos do mundo virtual que encaram isso e tudo com muito mais naturalidade. É interessante pensar que os jovens de hoje nascem em um mundo real, mas logo cedo conhecem um mundo virtual e consideram ambos plausíveis, não se interrogam, pois quase nunca nos interrogamos sobre aquilo que é natural.

Em tempos de sucesso nos cinemas das redes sócias, usamos isso como motivo para pensar mais sobre o efeito elas causam em nós. Somos nós que criamos as redes, mas são elas que nos definem neste momento.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s