Alguns Dados Sobre o Ensino Público no Brasil

Segundo dados do Censo Escolar, 85,18% dos alunos de ensino médio regular do estado de São Paulo estão matriculados nas escolas estaduais. No entanto, apenas 20,7% dos alunos aprovados na Fuvest em 2007 fizeram o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais. Proporção semelhante ocorre com os dados do Brasil emrelação às universidades públicas.

Vale ressaltar que nestes 20,7% estão incluídos os alunos das escolas técnicas, que têm acesso a um ensino diferenciado e de melhor qualidade, conforme atestam as avaliações do ENEM. Se considerarmos apenas os alunos de ensino médio regular, temos um número menor de alunos de escolas públicas aprovados pela Fuvest.

Os resultados do ENEM também evidenciam uma posição desfavorável aos alunos das escolas públicas: segundo dados do INEP, alunos que estudaram somente em escola pública obtiveram médias 34,94 (prova objetiva) e 51,23 (redação) para um máximo de 100 pontos, enquanto que o grupo que declarou ter estudado somente em escola particular teve média igual a 50,57 na parte objetiva e 59,77 na redação.

Um outro dado que nos chamou a atenção foi o baixo desempenho obtido pelos alunos das escolas públicas nos exames para obtenção de bolsas de estudos nos cursinhos prévestibulares — são poucos os alunos de escolas públicas que conseguem um bom resultado, o que significa que a maioria não consegue ganhar bolsa de estudos nos bons cursinhos. Além disso, quando matriculados nesses cursinhos, muitos alunos apresentam dificuldade para acompanhar as aulas, obtendo um baixo aproveitamento.

Estes dados indicam claramente alguns mecanismos sociais que resultam não apenas na exclusão de uma parcela da população, mas no desperdício de talentos e recursos humanos e no atraso da necessária e sonhada diminuição das desigualdades sociais existentes no Brasil.

 

Fonte: http://www.acaia.org.br/FUMCAD/sagarana.htm

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s