É Hora de Abrir ou Fechar as Escolas?

Acho que não preciso escrever sobre a profunda comoção que me dá com relação aos acontecimentos recentes no RJ. Não precisaria nem escrever que foi uma das coisas mais tristes que já aconteceram neste país, e olha que para conseguir este status não é coisa fácil.

Não quero criar um post para escrever sobre isso.

Já algumas discussões que vão surgindo depois dos acontecimentos e principalmente no calor do momento devem ser pensadas e repletidas com mais calma. Nem estou falando de discursos como do Sérgio Cabral e outros que conseguem fazer (ou tentar fazer) com que tragédias se tornem plataformas políticas.

Discursos que estão surgindo em prol do fechamento indiscriminado das escolas. Voltar a levantar os muros e fechar ainda mais os portões não vai impedir que tragédias aconteçam. As escolas não devem virar mini-presídios onde aqueles que estão do lado de dentro não possam sair e aqueles que estão fora não possam entrar.

Acho que é justamente o contrário.  As escolas devem ser mais abertas.  Abertas para a população, para a comunidade.

No momento em que a comunidade não for para a escola e sim, estiver na escola a segurança será algo natural.

As escolas devem se abrir para festas de comunidade, para eventos, atividades esportivas, etc., onde pais e mães possam estar mais nas escolas participando e colaborando com este que deve ser visto como o espaço mais importante de uma comunidade.

Valor não vem só sob a forma de dinheiro, a valorização social do espaço pode ser ser extremamente importante para este processo.

Anúncios

1 comentário

  1. concordo, pois creio que quando a população dar mais valor a escola e ao ensino, evitaremos que nossas crianças seja vitima de pré-conceitos como “escola chata”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s