Mapa Conceitual

Um bom jeito de estabelecer de maneira mais clara sua relação com certos conhecimentos é através de um mapa conceitual. Acredito que esta seja uma ferramenta poderosa para aqueles que estão estudando um conteúdo terem uma visão global do assunto e assim identificar os locais onde deve aplicar mais estudo e concentração.

O mapa conceitual também pode ser usado em outros momentos que não o estudo. Um professor pode até usar o mapa conceitual como forma de avaliação de seus alunos. Pedindo que os alunos construam um mapa da matéria aprendida ele (o professor) terá uma ideia da compreensão do aluno e da aluna.

Abaixo mostrarei um mapa conceitual meu, sobre o assunto de relatividade. Em seguida falo um pouco sobre a estruturação desse conhecimento em minha cabeça.

 

Mapa Conceitual de Relatividade - Programa utilizado CMap

Este mapa foi pensado primeiramente de forma abstrata, depois foi para o papel e em seguida, com modificações em cada uma das etapas, foi para este programa idealizado pelo Joseph D. Novak. Os conceitos chave estão destacados em retângulos azuis e as palavras soltas são conceitos ou palavras de ligação que explicam aquela ligação conceitual realizada.

Os conceitos foram dispostos desta forma sem uma pesquisa prévia, isto foi feito com os conhecimentos que tenho e que consegui acessa em minha memória. Alguns mais recentes como o esquema da relatividade estar saindo do eletromagnetismo, neste caso considero este conhecimento como estruturado.

 

Três ligações são feitas a partir da relatividade, duas óbvias, porém não definitivas, relatividade restrita e geral. Esta divisão está feita assim para facilitar o pensamento e as demais ligações, pode ser considerado como estruturado o conhecimento. Outras duas ligações não são conceituais, mas estão aí por que me vêm a cabeça quando penso em relatividade. A idéia (muitas vezes popular) de que tudo é relativo e em contraposição a existência do Absoluto. A velocidade da luz como um absoluto no universo pode exemplificar este ponto. Este conhecimento não está totalmente estruturado em minha cabeça, trata-se de uma visão bastante completa do modelo, por isso classifico como semi-estruturado.

Tanto a relatividade geral como a restrita chegam na velocidade da luz como constante, antes disso a geral também apresenta a equivalência entre massa e energia. Apesar desta formula ser possivelmente a mais conhecida de toda a física, não creio que a entenda completamente e que estas ligação estão feitas de maneira clara e unívoca. Este conhecimento está semi-estruturado. O setor dos referenciais também pode ser colocado nesta mesma categoria.

Meu mapa tem uma estrutura simples se olharmos que parte de conceitos mais fundamentais e acaba em fenômeno, como manifestação do conceito e observado pela nossa percepção. Desta forma os fenômenos principais ali colocados são relativos ao tempo e espaço e a curvatura destes. Estes conhecimentos precisam ser mais bem estruturados e necessitam de uma profundidade maior.

Alguém com o conhecimento melhor que o meu em relatividade, um especialista, por exemplo teria uma visão mais global dos conceitos e fenômenos, creio que seja esta a forma de uma melhor estruturação do mapa conceitual.

Uma visão global permite ver as nuances, as mínimas ligações escondidas nas relações conceituais e a exposição destas ligações permitem outras interpretações do mapa.

A visão global do assunto deve permitir também a omissão de conceitos desnecessários para a compreensão do todo.

Esta visão do especialista vem com a experiência além de outras coisas. Tenho esta impressão por perceber que só depois de ter experiência com o ensino e depois de tanto tempo de sala de aula as relações entre os conceitos “aprendidos” lá no começo da faculdade começaram a se tornar claros. É um sentimento de que se entrássemos na universidade depois de toda a experiência, todas as horas de sala de aula, as relações conceituais e experimentais fossem se tornar mais claras.  E o aprendizado não seria tão “sofrido”. Mas é uma realização impossível. A trajetória em si já faz parte da experiência.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s