Sobre as assembleias do IFUSP

Tivemos aqui no Instituto de Física da USP, na última sexta-feira (17) uma assembleia geral dos estudantes deste instituto. Na minha análise foi um sucesso.

Sucesso porque faço comparação com a assembleia da sexta-feira anterior (10). Nesta ocasião reunimos mais de 300 pessoas no auditório para não discutir quase nada, sem contar os acontecimentos no mínimo conturbados! (Ver: http://wp.me/pJAVQ-v2)

A ideia da maioria das pessoas neste dia era que tinham ido até lá para votar pela greve ou contra a greve, apenas isso. Não faz muito sentido decidir por greve ou não greve se não se sabe os motivos da greve e (ainda mais importante) as reivindicações desta greve.

É justamente neste ponto que a assembleia da última sexta-feira (17) se diferencia da anterior. Foram discutidos e debatidos todos os pontos da pauta da greve, a própria decisão por aderir ou não, não foi votada, não tem importância, o importante é que foi uma assembleia formativa.

O mais interessante é que discutimos cada um dos 5 eixos da greve (quatro neste link http://wp.me/pJAVQuW e o eixo da estatuinte que foi incorporado depois) e votamos a concordância dos estudantes do IFUSP com cada um dos eixos. TODOS os 5 eixos foram aprovados por contraste!

Isto é muito interessante, o mesmo instituto que votou por não entrar em greve aprova todos os eixos da greve.

Quando saímos da plenária do dia 10, fizemos três ações que pudessem contribuir para um debate de qualidade no instituto.

1) Enviamos emails para todos os professores que lecionam na sexta-feira às 19h pedindo que liberassem a aula para que os estudantes pudessem participar da assembleia.

2) Escrevemos (Silvana Bezerra, Xavier Junior (Cefisma) e eu) uma edição especial do jornal O CAOS, informando a comunidade sobre o que está acontecendo na USP e fora dela.

3) Convidamos alguns professores para um bate papo no IF sobre os acontecimentos. 6 professores (Menezes, Zanetic, Navarra, Nielsen, Vera Henriques e Américo) toparam a conversa e apareceram no auditório norte na última quinta-feira com mais 70 estudantes.

Acredito que estas três ações tenham contribuído para um debate mais rico, ajudando a tirar @s estudantes do instituto de física do rol de pessoas que não se interessam pela política na universidade.

Foi decidido também nesta assembleia a data da seguinte, ficou marcado para HOJE (segunda-feira – 21/11) às 17:00.

 

Pretendemos que a assembleia de hoje seja mais encaminhativa, ou seja, que decidamos juntos o que fazer perante o quadro de aprovação dos eixos da greve,  sem estar em greve.

Ficaram muitas propostas na mesa e seria muito importante encaminhá-las hoje.

Peço a participação de tod@s e ajuda na divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s