Então é natal…(fazer o que né?!)

Então é natal… e o que vc fez? O ano termina… e nasce outra vez.

Então é natal, época de solidariedade, de compaixão, de presentes, de Simone (?!).

Mas qual a diferença deste dia do ano para todos os outros? A resposta para essa pergunta pode vir de varias formas, economicamente, culturalmente, socialmente, cientificamente, etc.

Cientificamente não faz a menor diferença, o planeta Terra continua em sua marcha constante e firme, pela lei da inércia e da gravitação universal, ao redor do Sol, a nada menos que 29 km/s. Ele até tem pontos diferenciados na órbita já que esta não é circular como nos ensinou Kepler, mas os pontos diferenciados chamados de periélio (mais perto do Sol) e afélio (mais afastado do Sol) caem em outros dias do nosso calendário. Cientificamente falando então esse dia é igual a qualquer outro.

A órbita não é tão alongada como esta, mas ela é útil para ilustrar.

Socialmente falando, me refiro a toda essa solidariedade que as pessoas passam a ter nesta época. Mas por que NÃO deveríamos ser solidários em outra época?

Eu não deveria pensar no próximo no dia 19 de Julho? Ou 3 de Setembro?

Vi uma matéria na tv esses dias em que algumas “almas caridosas” pegam crianças em abrigos e levam para suas belas casas na noite de natal. Não é máximo isso?

Não! Não é o máximo. Imaginem o que isso deve causar na cabeça desta criança, que só pode ter do bom e do melhor em um dia do ano. Os outros dias são piores e ela deve esperar. Alguns jovens não gostam de esperar e um dia decidem ter aquele dia de natal todos os dias, vão correr atrás da sua própria sorte, o problema disso é que o método escolhido nem sempre está de acordo com a moral e os bons costumes que esta sociedade prega. O que era uma criança torna-se um excluído do sistema, criado pelo próprio sistema.

Socialmente este dia é igual a qualquer outro, se vc quer fazer algo pela sociedade faça nos outros 364 dias restantes, não espere apenas um para limpar sua alma.

Culturalmente este dia também pode ser considerado como qualquer outro, digo pela via histórica, já que o natal era antigamente comemorado como a chegada do deus Sol (Acontece perto do Solstício de verão, que neste ano aconteceu a três dias atrás) e só depois foi incorporado pela igreja católica com o nascimento de Jesus (que na verdade não se tem ideia de quando nasceu de verdade, se é que nasceu de verdade) para converter o povo pagão para o cristianismo na época do império romano. Ou seja, historicamente falando é um dia adaptado como qualquer outro poderia ser.

1293111273316_f
Banksy

Mas podemos discutir isso sob o viés cultural democrático. Como ficam os Hindus, Budistas, Judeus, Ateus etc., numa época dessas? Em que tudo que se vê, na tv, rádio, jornais, nas ruas, faz referência a uma data que esse pessoal não compartilha?  Se vc é cristão, vc NÃO sabe do que estou falando.

Mas tem um motivo para dizer que este dia não é como qualquer outro. O motivo econômico. O mercado espera ansiosamente por esta data, para vender, para criar a necessidade nas pessoas, para fazer as pessoas descobrirem os desejos mais íntimos que elas nunca tiveram na vida!

É época de ganhar dinheiro, ninguém diz isso claramente, mas está em todos os lugares. Vejam as propagandas.  Na frente da tv fico perdido sem saber o que fazer, um me manda sair da frente da internet e da tv e tomar sol, outro me diz para ficar na frente da tv e assistir isso e aquilo, outro diz que devo me sujar, que isso faz bem. Outros dizem que devemos beber… muito (muito mesmo). Só assim aguentaremos o verão. (Só assim aguentamos o natal!).

Sem falar no senhor barbudo e vestido com aquela roupa polar vermelha (com íntima relação com uma famosa marca de refrigerante)… dá calor só de pensar… mas este aí nem vale a pena comentar…

Naturalizamos coisas que não deviam ser naturalizadas. Conheço muita gente que tem o pensamento extremamente crítico. Mas que nesta época esquece tudo e se rende a força do sistema. Sim, não se trada de uma simples reunião familiar, não se trata de fazer a tradição, se trata de ser derrotado pelo sistema.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s