Como noticiar um fato…

Acabo de ver uma notícia na tv sobre uma manifestação sobre passagem de ônibus no nordeste. A minha frase está bastante vaga, eu sei. O problema é que a forma de apresentação da matéria foi pra mim tão impressionante que me fez deixar passar os outros detalhes.

A matéria dizia algo do tipo:

“A polícia tentou dispersar os manifestantes e não conseguiu. A tropa de choque foi chamada e dispersou os manifestantes com gás de efeito moral e balas de borracha. Estudantes lideres da manifestação foram presos e o transito foi liberado.”

A naturalidade que os “jornalistas” (se é que podemos chamar assim esse pessoal) noticiam o fato, me impressiona.

Será que existe apenas uma forma de apresentar um fato? Claro que não.

Vou tentar reescrever essa chamada:

“O aparelho repressor do estado tentou acabar com as reinvidicações populares, porém não teve sucesso. Uma subdivisão ainda mais violenta deste aparelho de repressão foi chamada e afastou as pessoas usando seus dispositivos, que ignoram completamente de uma tal declaração dos direitos humanos, gás lacrimogêneo e tiros de bala de borracha. Estudantes que organizavam a manifestação foram impedidos do direito de ir e vir e se tornaram presos políticos e para o bem da economia e das pessoas que possuem carro o transito foi liberado.”

Record, essa é minha proposta, se precisarem de ajuda para escrever outras matérias é só chamar.

Deixe um comentário

