Abstenções Ganham Eleição em São Paulo!!!

Isso mesmo, na teoria foi o Serra que ficou em primeiro, mas na prática foi a insatisfação quem venceu!

39% dos eleitores do maior colégio eleitoral não votaram em nenhum candidato. Abstenção eleitoral, somados aos votos nulos e brancos somaram mais de 3 milhões de votos.

O colégio eleitoral de São Paulo, conta com 8.619.170. eleitores. Com 100% das urnas apuradas, Serra (PSDB), primeiro colocado nas eleições obteve 1.888.848 votos. O segundo colocado, Fernando Haddad (PT), obteve 1.776.317 votos. Celso Russomanno (PRB), que liderou as pesquisas na maior parte da campanha, conseguiu apenas 1.324.021 votos e está fora do segundo turno das eleições.

O número de abstenção eleitoral bateu recorde em SP. A soma dos votos em brancos (381.407), nulos (516.384) e dos eleitores que não compareceram para votar (2.409.513) representa  39% dos mais de oito milhões de eleitores do maior colégio eleitoral.

Ontem em um jornal da globo uma “comentarista” de política avaliou que esse grande numero de abstenções é de pessoas desinteressadas por política.  Um absurdo vindo de uma pessoa que se propõe a comentar as eleições. Ela nem cogitou que as pessoas que não votaram em nenhum candidato, estivessem frustradas, revoltadas, indignadas com os políticos que temos hoje.

Este resultado mostra que a população está INSATISFEITA (e não desinteressada) com o sistema, com os candidatos e com essa forma de eleição, contudo ainda não estão unidos em torno de um propósito.

Mostra também que este esquema eleitoral está falido e aprisiona o eleitor, afinal a maioria decidiu não participar do pleito e muitos que participaram foi por considerar a obrigatoriedade e não por vontade. E nem estou colocando os milhões que fizeram o voto útil escolhendo o “menos pior”.

Isso tudo me deu um pouco mais de esperança nessa manhã…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s