Dia do Trabalho: Comemorar o que?

Temos algo para comemorar neste dia 1º de Maio? Será que nós sabemos bem o que estamos produzindo?

O trabalho nos nossos dias é em grande parte um trabalho alienante. Entendemos a alienação aqui como aquilo que está no outro, fora de nós, alienado.

Sendo assim, o papel do trabalho em nossos dias está muito mais em nos deixar fora do entendimento do sistema produtivo. Fazemos uma parte e não entendemos o Todo. Como numa espécie de linha de montagem que se faz parte de uma máquina, sem saber que máquina estamos construindo.

Alienação do trabalho

A linha de montagem aqui é apenas uma analogia, pq isso vale mesmo para qualquer trabalho. O que estamos de fato produzindo para a sociedade?

Sou educador e me pergunto sempre. O que estou “produzindo” para a sociedade?

Penso que um educador que não seja crítico com o modelo de sociedade em que vivemos não está contribuindo em NADA com uma transformação do mundo. De fato devemos pensar que muitas pessoas não estão nem um pouco interessadas em transformar a sociedade. Minha premissa aqui é, que o mundo precisa ser mudado, o sistema capitalista precisa acabar e é desta transformação que estou falando.

Podemos fazer este mesmo raciocínio para qualquer outra função na sociedade. A pergunta que cada um deve fazer é: O que estamos produzindo de fato em nosso trabalho?

Ainda sobre o dia do trabalho uma coisa interessante acontece. Ao redor do mundo diversas manifestações acontecem no dia do trabalho. Atos e protestos em defesa do trabalho. Contra a crise mundial.  Em defesa do salário, etc. Enquanto isso, aqui no Brasil, a CUT e a Força Sindical organizam eventos de distribuição de prêmios e sorteios diversos. Além disso trazem artistas e shows para calar de maneira inescrupulosa os trabalhadores brasileiros, cujo trabalho por si só já é, muitas vezes, alientante.

Imagem

Anúncios

1 comentário

  1. Na verdade é dia do trabalhador (em inglês International Workers’ Day), e porque é um feriado internacional?
    Essa data é uma comemoração a fundação da sociedade secreta Illuminati – fundada em 1 de maio de 1776. Tenho provas 100% que sociedades secretas ditam as regras no mundo atual. Veja a carta de Albert pike a Giusseppe Mazzini, simbologias da maçonaria na industria do entretenimento, a estátua da liberdade é um simbolo maçônico (presente de Napoleão III (Maçon) aos estados unidos), entre outras coisas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s