Relato de alguém que esteve ontem no ato contra o aumento da passagem em SP

Por Jeferson Felix
 
Estive lá e vou relatar o que vivenciei. Aos “mimizeiros” já deixo meu VTNC!!

Cheguei às 17h30 e me assustei com o número de policiais que tinham nos arredores da estação Consolação, de onde estava não consegui ter a noção da quantidade de pessoas que tinham no protesto, parecia-me que eram poucos, mas ao chegar na Praça do Ciclista e após virar na Consolação tive a noção do número enorme de pessoas!! Eram jovens, esses mesmos que vocês adoram criticar, e muitos!! Tinham pessoas exaltadas, mas a Grande Maioria não queria confronto e rapidamente afastavam os mais exaltados e impediam as tais depredações. Da Praça do Ciclista seguimos para o Terminal Pq. Dom Pedro II, passando pela ligação Leste-Oeste, Liberdade e Sé, durante TODO esse caminho não vi nada sendo quebrado, nadinha!
Chegando ao Pq. Dom Pedro em uma clara demonstração de provocação por parte da Tropa de Choque da PM eles tentaram forçar que as pessoas não fossem para a frente do Terminal, a massa foi, ficamos parados ali com gritos de protesto durante o tempo INTEIRO!! Quando o grupo que estava na parte de trás começou a chamar as pessoas para partir em marcha para outros locais vi a primeira explosão na frente do Terminal, logo em seguida do o “choque” começou a distribuir gratuitamente golpes de cacetete em todos que estavam ali na frente. E vocês queriam que as pessoas apanhassem de graça e calados?? Vão se foder, se pensam assim!!
O ônibus parado em frente ao terminal, VAZIO(!!), foi o primeiro alvo dos manifestantes, até esse momento eu não entendia o pq do ataque, até que comecei a ver rastros de fumaça pelo céu, em poucos segundos aqueles rastros tornaram-se fumaça e as pessoas desesperadas correram em direção ao Bom Prato, naquele corredor apertado, cheio de fumaça (O momento mais tenso que já passei até hoje na via). Vi pessoas vomitando, com os olhos cheio de lagrimas, desorientadas e por sorte ninguém foi pisoteado.
Dali as pessoas se reagruparam e seguiram para os lados do Glicério. O que vi naquele momento foram policiais atirando em cima dos manifestantes gratuitamente e como resposta, para atrasarem os policiais, começaram a jogar lixo pela rua, e o que mais encontrassem para atrasar os policiais. Conseguimos atrasa-los!!
Do Glicério o grupo subiu para a Praça da Sé, calmamente, chegando lá, quando as pessoas começaram a se concentrar em frente a Catedral avistei, novamente, bombas sendo arremessadas em cima dos manifestantes, balas de borracha e tudo o que eles tinham em mãos, foi a segunda correria, por sorte nossa e azar dos policias as pessoas não se dispersaram mais do que naquele momento do Pq. Dom Pedro, reuniram-se em frente ao corpo de bombeiros e ali como resposta!! vi a primeira depredação de ônibus.
Fomos forçados a voltar para a região do Glicério, para nosso azar não tinhamos uma visão de cima, a PM tinha…. eramos cercados a todo momento por viaturas… enquanto fugiamos deles a população dos prédios da região do Glicério demonstravam apoio ao movimento, aplaudiam, gritavam em favor dos manifestantes. Foi bonito de se ver. Sim, eram a maioria nos prédios!!
Dali partimos de volta a Sé, mais uma subida enorme!! As pessoas ao chegarem na Sé já foram recebidas com bombas de efeito moral e violência da PM, muitas se dispersaram e a maioria foi para a região da Liberdade, ali já quase não havia mais grupos e o que se ouvia era que teriamos um reagrupamento na Paulista, segui com meus amigos para lá e quando chegamos tinha muita gente na região. O que parecia que terminaria pacifamente não passou de uma impressão minha.
A pm estava no MASP, vários policias da Rocam em frente ao SESI… entre os manifestantes era claro que seguiríamos até a Praça do Ciclista e terminaríamos o protesto.
De forma covarde a pm deu espaço para seguirmos em frente, foram abrindo espaço, próximo ao Masp, para demonstrarem força, começaram a atirar novamente. As pessoas correram, e lembram-se daqueles policias que estavam na frente do SESI? Pois é, eles atacaram COVARDEMENTE um ciclista que passou na frente deles, foram vários COVARDES DA ROCAM em cima de uma única pessoa!! As pessoas vendo a truculência e COVARDIA da policia começaram a quebrar tudo o que encontravam pela frente para impedir o avanço desses covardes! Conforme eles avançavam as pessoas começavam a criar barricadas… pessoas correram para as ruas paralelas a Paulista e muitos continuaram por ali, resistindo! Eu já não aguentava mais correr, quando os policiais avançaram com viaturas, motos e tudo o que tinham para cima dos manifestantes…. nesse momento conseguiram dispersar quem estava na Paulista… depois disso as coisas se acalmaram nesta região…. se teve continuação eu não sei, mas já estava cansado e eram mais de 22h.

O que vi foi um protesto Pacífico, e as depredações não passaram de uma resposta a forma violenta e covarde da pm.
Passei mais de 4 meses e meio ligando para o 190 denunciando venda de drogas, bebidas para menores e vários outros absurdos num baile funk que ocorre aqui do ladinho de casa e em nenhum desses 4 meses vi uma ação da policia na região, e olha que esse baile funk ocorre a menos de 600 metros de uma delegacia. Então, você que reclama da violência, pergunte-se onde está esse efetivo todo da pm quando sofrer algum tipo de violência…. aposto que estão no quartel jogando conversa fora, pois pelo que percebi ontem, eles preferem agir contra estudantes e trabalhadores, contra a bandidagem eles são covardes e fingem que o problema não é com eles.

Quinta estarei lá novamente… e melhor preparado quando jogarem os gases para espantar a multidão.

Até lá!! E, ao invés de ficar reclamando aqui no facebook, vendo o Datena/Marcelo Rezende, vá lá na manifestação e ajude a conter os mais exaltados.

Bom dia pra vc!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s