TROCAR É + DIVERTIDO QUE COMPRAR

Politeia realiza “II Feira de Trocas”, dia 12 de outubro, das 15h às 18h

 Crianças e adultos trocam brinquedos e itens diversos, reciclando objetos fora de uso e vivendo uma experiência alternativa ao consumo no Dia das Crianças  

Carrinhos, bonecas(os), jogos de tabuleiro, livros, discos, CDs, roupas, sapatos, bolsas, quadros, bijuterias, artesanato, enfim, tudo que não diz mais nada para uma criança pode significar muito para outra. Essa é uma das ideias que movimentam a Feira de Trocas da Politeia, evento aberto ao público, realizado pela escola democrática localizada em Perdizes, que ocorre no dia 12 de Outubro (sábado).

Em 2012, a primeira edição da feira reuniu aproximadamente 80 pessoas. “Vimos no Facebook. Meu filho tinha cinco anos e na hora de escolher os brinquedos para levar foi uma luta. Sempre conversamos sobre a necessidade de passar adiante os brinquedos que ele não usa mais, mas ele é muito apegado. Chegamos, montamos uma barraquinha e a brincadeira toda foi muito bacana para ele, que viu muito valor nos brinquedos de outros meninos, e para nós que conseguimos lhe proporcionar uma experiência diferente de ir à loja”, conta Rodrigo Durão Coelho, pai de Julio. “Eu levei um tênis que não cabia mais no meu pé e troquei por um DVD e muitos brinquedos. Achei legal!”, recorda Murilo, 8 anos, estudante da escola.

Para a Politeia, escola que tem como princípios a democracia, a diversidade, a liberdade com responsabilidade e a sustentabilidade, a feira traz a oportunidade de um novo aprendizado. “O ato da troca acessa em nós um sentimento de prazer e gratidão. A satisfação é encontrada nessa cooperação e serve de exemplo para outras atividades escolares que procuramos desenvolver no cotidiano escolar”, diz Carol Sumie, educadora da escola.

A Feira de Trocas da Politeia integra o movimento criado pelo Instituto Alana, em todo o Brasil, para repensar o Dia das Crinaças.  De acordo com suas indicações, a feira tem sua própria moeda de troca, a “Politroca”, uma moeda fictícia. Todos os participantes recebem um valor fixado pela escola em Politrocas, para começar suas trocas, e estipulam o preço de suas mercadorias conforme uma tabela sugerida. Os participantes, crianças e adultos, podem levar o que quiserem trocar.

Politeia Escola Democrática

A Politeia é uma escola de ensino fundamental que oferece educação inovadora para crianças e jovens, valorizando seus aspectos físicos, afetivos, corporais, sociais e intelectuais, de maneira integral e em busca do equilíbrio. A educação democrática, um movimento global com mais de 500 escolas, tem na democracia seu fundamento político e pedagógico. Dessa maneira, há espaços de participação para que crianças e jovens desenvolvam sua autonomia nas relações de convivência no espaço escolar, na apropriação de seus percursos de aprendizagem e na relação com a comunidade do entorno e da cidade. Na Politeia, é o interesse do estudante que move a aprendizagem, numa lógica comum a adultos e crianças: a lógica do hyperlink, “de um ponto para outro e para outro, num percurso imprevisível, aprendendo no meio do caminho. O desenvolvimento das pesquisas é feito com a ajuda de tutores e professores. “Durante as pesquisas, o professor precisa entrar no papel de aprendiz, aceitando que não sabe tudo e aprendendo junto com o estudante”, conta Yvan Dourado, um dos tutores”. (“As escolas do futuro”, Superinteressante, fevereiro de 2013)

 

II Feira de Trocas da Politeia – 12 de outubro (sábado), das 15h às 18h

Traga o que quiser trocar, comidinhas e bebidas para um lanche comunitário e a sua caneca

R. Dona Germaine Burchard, 511

05002-062 • Água Branca

São Paulo • SP

11 3803 9805

Assessoria de imprensa

Paula Vianna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s