Hipóteses sobre o ato de ontem e sobre a Copa do Mundo

Não pude chegar no começo do ato ontem, mas vimos pela internet que em menos de 2 horas de ato, a Polícia Militar de SP já tinha acabado com o protesto. 

Imagem

A PM cercou manifestantes, fez corredor polonês, atirou, jogou bombas e acabou com o ato de maneira rápida e eficiente. Desta vez, nem precisaram da desculpa esfarrapada de que os manifestantes estavam quebrando tudo.

Quando chegamos no ato de ônibus, o fiscal pediu para descermos 3 pontos antes com a seguinte justificativa: “Vocês tem que descer aqui pq os mascarados estão fazendo protesto!”. Bateu em mim um certo desânimo neste momento, a mídia está vencendo e fazendo as pessoas acreditarem que são protestos de “mascarados”, que são apenas vândalos, badeiros sem causa fazendo bagunça nas ruas. A grande mídia que engana, manipula e defende os interesses do capital está cumprindo bem seu papel, que é a alienação da grande massa. O próprio fiscal não percebe que seria beneficiado se o dinheiro da Copa do Mundo se transformasse em investimento para educação, saúde e transporte.

Mais cedo, antes do ato, conversando com algumas pessoas sobre o que significa fazer um ato contra a copa do mundo, eu disse que a retirada da copa do mundo do Brasil seria algo muito difícil mesmo, seria preciso uma enorme mobilização política da população. Mas mesmo com a perspectiva da dificuldade era preciso fazer os atos de rua e manifestações diversas, é simbólico.

Simbólico no sentido de conscientização da população, ou seja, mesmo que a copa aconteça as pessoas devem saber o que ela significa. Significa descaso com a população pobre e excluída do país. Descaso com a educação (teve governante retirando verba da educação para a copa). Descaso com a saúde precária do país. Remoções da população, etc.

Alguns dizem: “mas a copa trará benefícios para as pessoas quando acabar”. Eu me pergunto, não estamos invertendo a ordem das coisas, quando precisamos de um evento que deixará restos para serem usados? Já não precisamos destes benefícios desde antes?Deveríamos ter as melhorias estruturais antes, porque precisamos delas, não porque é o resto da copa que fica para o país.

Uma dúvida me persegue desde o ato de ontem e toda a violência da polícia – autorizada/mandada pelo governador Geraldo Alckimin. Por que foi feito desta forma? Duas hipóteses:

1) O Governador é ignorante e não aprendeu com os protestos do ano passado: Repressão faz os atos crescerem. E achou ingenuamente que acabaria com as manifestações reprimindo com violência. 

2) Ele aprendeu muito bem com o ano passado e quer mesmo que as manifestações contra a copa aumentem. Com isso conseguiria por tabela uma grande campanha contra a Dilma e o PT para as eleições presidenciais e estaduais.

Em ambos os casos as manifestações vão crescer e teremos que estar atentos para não cair num golpe eleitoral gigantesco!

Continuamos na luta!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s