Marxismo e Educação – meia dúzia de palavras sobre isto

Vou postar aqui “meia duzia” de palavras sobre a relação entre estes dois termos, sabendo que será muito pouco e que para um entendimento melhor do assunto é preciso pesquisar mais, muito mais… Afinal a relação entre o Marxismo e a Educação é complexa. Passa pela análise do entendimento da sociedade por Marx através do materialismo histórico e dialético. Contudo Marx escreveu muito pouco sobre educação e isso nos dá a tarefa de pensar através da ideia de educação como uma superestrutura do sistema.
Ainda que a questão da transformação da sociedade seja um assunto muito difícil, muitas pessoas e escolas se propõe a esta tarefa, mas COMO fazem isso é o problema.
Quando o assunto é este, transformação da sociedade, muitas escolas se propõe a esta tarefa, mas fazem isto a 180º do que propõe o marxismo. A maior parte delas “educa” para a mudança do indivíduo, crescimento pessoal/individual (sem entrar nos pormenores de como fazem este “desenvolvimento do indivíduo”, que na maioria das vezes é pelo acumulo de conteúdos escolares). Desta maneira, pensam eles, “com pessoas melhores teremos uma sociedade melhor”.
Diferente do que propõe estas escolas, o marxismo visa transformar a sociedade em primeiro lugar e com uma sociedade melhor, aí sim, teremos indivíduos melhores, não o contrário. Ou seja, o modelo de sociedade molda o sujeito.
Não é possível reformar o capitalismo. Enquanto houver conflito de interesses, luta de classes, não haverá paz, felicidade, sociedade melhor, capitalistas mais humanos etc.
Desta forma a relação entre marxismo e educação tem três vertentes importantes:

1) Epistemológica – Função de crítica, de denuncia das contradições do capitalismo e dos processos alienantes que esta sociedade (ideologia dominante) nos impõe.

É papel do conhecimento (uma das formas de chegar ao conhecimento é pela escola) desmontar esta estrutura alienante e buscar a emancipação dos sujeitos.

2) Ontológica – Função de anuncio, de divulgação de um outro mundo possível. Além disso de convocação dos agentes históricos para a construção desta nova sociedade, a socialista.

3) Axiológica – Função de método. Relacionar a teoria e a prática. Não apenas ter aulas da prática como muitos fazem, mas mostrar a prática, estar nela. Aproximar (ou mesmo juntar) a educação e a produção da sociedade.

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