Brasil x Alemanha – um embate que vai muito além do futebol

Vamos aprofundar um pouca a conversa sobre a vergonha sofrida pela seleção da CBF ontem?

A Alemanha é melhor que o Brasil em fazer gols… ok, isso já deu para perceber. Mas são melhores em outras coisas como educação (índices mundiais), saúde, transporte, etc.

Não sejamos ingênuos e achemos que isso se deve a uma melhor administração simplesmente. Diferentemente do futebol, que creio eu, a melhor administração é imediatamente traduzida em gols e vitórias – basta lembrar do futebol nacional e na supremacia do SPFC no começo dos anos 90 e meados dos anos 2000 e do Corinthians de 2009 em diante. Vitórias que foram fruto de uma melhor administração financeira.

Contudo no caso da Alemanha se trata de entender qual é o seu papel do cenário político-histórico mundial.
A Alemanha representa o imperialismo mundial, enquanto o Brasil faz parte do grupo de países que foi saqueado e explorado ao longo da história.

Dentro do capitalismo existem os proprietários dos meios de produção (donos das fábricas), que exploram a força de trabalho daqueles que nada tem além disso (operários). Este modelo se reproduz no plano mundial entre os países. Existem aqueles países que são os exploradores (exportadores de capitais) e aqueles que são explorados (exportadores de matérias primas). Toda a América Latina e África, por exemplo, foram exploradas ao longo dos anos pelos países líderes deste cenário. Então não se trata de uma mera contingência eles terem educação, saúde, transporte melhores, trata-se do resultado da exploração. Da riqueza que eles arrancaram dos países subdesenvolvidos.

Um país, como o Brasil, que ocupa a  posição política de explorado no cenário mundial, não tem como sair deste lugar e passar a ser explorador. Esta imposição não sou eu em está dando é o capitalismo. Tudo que temos é mão de obra e matéria prima. Desta forma só mesmo a transformação de todo o sistema poderá tirar estes países de suas posição de explorados.

Em uma expressão, só mesmo o fim do capitalismo poderá modificar esta situação de explorados e exploradores mundiais!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s