Democracia sim! Mas não pra você!

Muita gente anda dizendo por aí que estamos vivendo numa ditadura. Ou que a ditadura de 1964 ainda não acabou. Eu não concordo com isso.

Estas pessoas dizem isso porque estão vendo os fatos acontecendo, pessoas são presas sem acusação, manifestantes presos com provas forjadas, a justiça trabalhando a favor de pequenos grupos de interesses, direito de greve cerceado, prisões de manifestantes antes mesmo de irem para a manifestação (pré-crime), criminalização de movimentos sociais, sumiço de pessoas, assassinato de pessoas pela polícia, enfim, a lista é longa. Para cada um destes fatos que apresentei seria possível uma notícia de jornal para exemplificar, contudo não consigo fazer este trabalho agora… quem sabe em breve.

É por tudo isso que as pessoas estão achando que estamos vivendo em uma ditadura.

Acho que estamos vivendo numa democracia sim. A DEMOCRACIA DA BURGUESIA. Esta democracia pode ser pior que a ditadura, porque ela condiciona os sujeitos à alienação, à uma ilusória liberdade.

A democracia da burguesia é feita por esta classe social e PARA esta classe social. Não é para qualquer um. Não é democracia para pobre!

Basta pegar os mesmos exemplos que citei acima e se perguntar, qual é a classe social mais afetada com a criminalização dos movimentos sociais, por exemplo?

Qual classe social sofre com pessoas desaparecidas e assassinadas pelo braço armado do estado?

Qual a classe social que busca, através de greves e manifestação, seus direitos? E por isso tem as greves e manifestações duramente reprimida pela burguesia e seus governos?

A burguesia (aqueles que detêm os meios de produção social) usa sua democracia par atacar de maneira violenta a classe trabalhadora. Os proletários!

Se pensarmos nos princípios da democracia, do livro Educação escolar e democracia no Brasil do Elie Ghanem, (1) o respeito pelos direitos fundamentais, (2) a cidadania e (3) a representatividade dos dirigentes, quem, em nossa sociedade, têm seus direitos fundamentais respeitados? Em outras palavras, quem têm educação de qualidade, saúde, transporte? Quem se considera cidadão? Obviamente só a burguesia pode se enquadrar neste mundo. A democracia é só deles.

Existe um problema aí, alguém pode dizer, a classe social dominante não se sente representado pelos seus governantes… afinal no Brasil temos no comando um partido de esqueda. Primeiro, o PT NÃO é de esquerda há muito tempo. Segundo, não vamos confundir a burguesia com a classe média revoltadinha. Quem xingou a Dilma nos jogos da copa do mundo foi a classe média.

O PT serve muito bem aos interesses da classe dominante. Mantêm os trabalhadores e trabalhadoras sob suas rédeas. Trabalha na base do assistencialismo eterno. E resta, para a classe média reclamar.

A Classe média sofre, né? Afinal ela tem aspirações de classe dominante e dirigente da sociedade, mas tem que se contentar com as migalhas desta. E para piorar (como sofre), têm que conviver diariamente com os proletários. Tem que enfrentar o mesmo trânsito e o mesmo supermercado dos trabalhadores, muitas vezes. Enfim, aqueles que xingam muito o partido que está governando o país, não são da burguesia. A elite está bem contente com o governo, afinal nunca antes na história deste país, foi dado tanto incentivo ($$$) para as industrias. Nunca antes foi investido tanto em infraestrutura (Odebrech sorri). Nunca antes foi dado tanto dinheiro para as redes particulares de educação, e por aí vai…

Para concluir, quero reforçar que vivemos sim numa democracia, mas esta democracia não é para qualquer um. E para aqueles que ousam dizer que querem uma outra democracia, resta a bala de borracha, o gás lacrimogêneo, o spray de pimenta, a prisão forjada ou mesmo a copa do mundo….

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s