Sobre ciclovias e balas de borracha (e balas de verdade)

10615336_10152663056004857_3567677829292590273_n

Não sou contra ciclovias, já quero começar com esta afirmação. Eu mesmo sou ciclista e é ótimo ter um espaço reservado para não ficar rachando com os carros, ônibus e caminhões. Mas existem dois problemas sérios na relação que estabeleci neste título… vamos à eles.

O primeiro é a euforia das pessoas com uma simples promessa de campanha cumprida.

A situação política do Brasil anda tão ruim, tão complicada, que estamos comemorando promessa de campanha cumprida.

Esta comemoração leva ao segundo problema e para uma certa cegueira de boa parte da população, principalmente aqueles semi-esclarecidos que acham lindo uma ciclovia em higienópolis porque está “incomodando a burguesia”, mas não percebe que a mesma prefeitura que “incomoda burguês” com bicicletas, defende burguês com desocupação, repressão e retirada de camelôs das ruas.

O governo do PT continua sendo um governo capitalista. Foi bom que fizeram as ciclovias? Sim, claro! Mas não passa da obrigação do cumprimento de uma promessa de campanha.

10615336_10152663056004857_3567677829292590273_n

O que precisamos perceber é que a desocupação do prédio da Av. São João pela Policia Militar contou com todo apoio da prefeitura de São Paulo. Milhares de famílias foram jogadas na rua. A repressão foi violentíssima e graças a força destas famílias e de apoiadores, a resistência foi muito forte também.

Vocês sabiam que quando alguém vai até a prefeitura em busca de moradia eles dão uma carta de recomendação para procurar o MST? Curioso não?

Outra coisa curiosa é que não vemos a mesma repressão para desocupar áreas públicas que foram ocupadas e estão sendo exploradas pela burguesia. Hoje existem shoppings (Eldorado, por exemplo), clubes (Pinheiros e Paineira do Morumby por ex), lojas, etc., em terrenos públicos que não são desocupados e nem se toca no assunto. Não vemos a mesma agilidade da polícia, muito menos a violência dos aparatos repressivos nestas invasões (fonte).

Esta manhã a Guarda Civil Metropolitana (braço armado da prefeitura – PT) com o apoio da PM (braço armado do governo do estado – PSDB) reprimiu moradores de rua e dependentes químicos na cracolândia – centro de São Paulo. Mais tarde a mesma parceria retirou violentamente ambulantes da rua 12 de Outubro na Lapa. Muitas pessoas feridas e um ambulante MORTO (fonte). Tudo isso para combater a venda de produtos falsificados, disse os órgãos oficiais. UMA PESSOA perdeu a vida esta tarde pelas mãos da Policia/pelas mãos dos governos burgueses em nome da defesa do capital!

Não existe ciclovia que nos conduza para uma conclusão diferente desta. O governo petista do Haddad é um governo burguês, continua servindo aos interesses do grande capital. Continua servindo e acatando os desmandos dos exploradores. Continua dando migalhas para a população de classe média (a ZL continua praticamente sem ciclovias).

cracolandia

A solução não virá nas urnas, não virá na bandeira de um solzinho amarelo e sorridente, nem virá em slogans que rimam burguês com dezesseis… só virá com a manifestação do povo. Só virá pelas mãos dos oprimidos. Virá nas greves, nas ocupações e nas tomadas de ruas e ciclovias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s