Criatividade na escola

prova - 11

Em praticamente todo discurso pedagógico, seja ele escrito (documentos das escolas, PCNs, Projeto Político Pedagógico, etc) ou falado (palestras, debates, etc) sempre ouvimos que a escola deve forma sujeitos, entre outras coisas, criativos.

Mas como formaremos para a criatividade fechando todas as possibilidades de atuação?

Nem sei se é possível formar para ser criativo. Pode se tratar de um processo natural de cada indivíduo. Mas com certeza podemos incentivar a criatividade. Não aquela que o mercado exige, com pessoas criativas que possam criar novos produtos para serem consumidos e explorados pelo capitalismo. Outra criatividade, aquela que possamos resolver os problemas reais do mundo, não os problemas que criamos artificialmente. Mas as escolas, em sua maioria absoluta, não permite espaço para a criatividade. Não é permitida a fala dos/as estudantes, não é permitido espaço para o questionamento, não é permitido o desenvolvimento pleno.

É promovendo a liberdade que chegaremos na criatividade, ou seja, quanto mais aberta for a atividade, mas chance ele/ela terá de ser criativo. Então creio que quando fechamos uma proposta encerramos a criatividade, diminuímos a possibilidade de ação.

É preciso ser livre para ser criativo.

Um exemplo, quanto mais fechada uma pergunta for, mais difícil vai ser do/da estudante ser criativo/a. O limite disto é uma pergunta de alternativa. Com este tipo de pergunta ele/ela não tem como ser criativo/a, ele/ela tem que escolher uma das respostas e acabou!

Quanto mais aberta for a atividade, quanto mais livre o/a estudante for, mais ele/ela poderá desenvolver sua criatividade.

E cá entre nós, as respostas criativas são muuuito mais divertidas…

6 131 prova - 11

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s