Um tiro no palácio do Catete

Estou escrevendo este texto no jardim do palácio do Catete. Lugar bonito e agradável onde hoje muitas crianças correm atrás dos patos e pombos, mas há 100 anos era frequentado por outra gente. Passaram por aqui vários presidentes do Brasil enquanto o Rio de Janeiro ainda era a capital. Ali na frente uma exposição mostrando um pouco de todos estes presidentes que aqui estiveram até a década de 50.

Jardim do palácio do Catete
Jardim do palácio do Catete
Charge sobre JK
Charge sobre JK
Sobre Campos Salles
Sobre Campos Salles
Jardim do palácio do Catete
Jardim do palácio do Catete

Lendo sobre os presidentes, lembrando aquilo que sei sobre a história do Brasil e pensando na situação política atual, é quase inevitável fazer algumas comparações e considerações.

Mais de 50 anos se passaram do endividamento da nação por uma política desenvolvimentista, como mostra a tirinha, o brasileiro tinha carro e estrada, mas não tinha feijão. Mais de 100 anos se passaram dos primeiros moradores do Catete, oligarcas da política do café com leite, que governavam para esta mesma oligarquia. E outros 60 anos quando um tiro foi disparado num certo quarto deste palácio.

Para pegar apenas um exemplo, hoje vemos a nossa presidência apontar para a entrega do ministério da agricultura para uma chefe do agronegócio e não obstante tecer elogios para esta pessoa (Estaremos mais próximas do que nunca), isto é o que os incautos chamam de governo de esquerda. Vemos nosso senado (pra que serve mesmo o senado?) e câmara tomados por oligarcas, latifundiários, empresários, bancadas religiosas, tudo como a 100 anos atrás, hoje vemos muitos negócios sendo fechados ou abertos na base da bala.

Não quero reduzir a história política do Brasil, ela é muito mais complexa do que isso. Mas salta aos olhos as comparações que podemos fazer com certas formas de fazer política de 100 anos atrás que ainda se sustentam e se mantêm em nosso mundo tão desenvolvido.

Repito a incansável pergunta leninista: que fazer?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s