Meu jeito de fazer turismo

Não acho que isso importa para muita gente, mas gosto de escrever mesmo assim para sistematizar as ideias.

Não gosto de passeios turísticos organizados, com roteiros prontos, com guias turísticos, etc.  Sei que existe toda uma área do conhecimento que estuda e organiza isso. Sei também que “perco” muita informação nesse meu jeito “estilo livre” de vagar pelas ruas das cidades e ir descobrindo as coisas.

Esse meu jeito já até rendeu brigas com uma ex por “Não estar aproveitando bem a cidade luz”.
Mas é sempre possível deixar um pouco da cidade para uma próxima visita, mesmo que não tenhamos certeza se essa visita vai acontecer.

Aqui no Rio de Janeiro, em minha décima visita mais ou menos, está sendo assim. Hoje saí com planos de conhecer o Museu do Amanhã e o Nacional. A decisão de como eu chegaria lá eu faria no meio do caminho.

Vagando pela cidade encontrei a rua São José que me lembrou algum livro. Qual será? Alguns prédios históricos nela. Decidi enveredar por ali sabendo que sairia do meu caminho. Um construção antiga me chamou atenção no fim da rua. Descobri, chegando lá, que era a estação de barcas para Niterói. A decisão foi instantânea. Um passeio de barco e ainda conhecer a cidade vizinha. Por que não?

E o museu do Amanhã?
Fica para amanhã.
(Quem sabe?)

image

Deixe uma resposta

