Eu influencio seu filho e sua filha sim!

Mafalda-repre

Escrevo este texto inspirado numa história que acabaram de me contar. Uma mãe de um aluno reclamou, veementemente, que o filho dela estava sendo influenciado por um professor com relação a ocupação de escola. Adivinhem só quem é o tal professor?

Cara mãe (pais, avós, tias etc), eu influencio seu filho e sua filha sim.

Mas não só eu…

Existe toda uma rede imperceptível de influências que os filhos e filhas de vocês estão submetidos.

Eu influencio seu filho e sua filha, mas o professor da sala ao lado também, a direção da escola que ele/ela estuda também, a ideologia da escola também, os amigos e amigas, a televisão que ele/ela assiste, os/as artistas que ele/ela gosta, a propaganda da roupa que ele/ela veste, o apresentador de vídeos do canal que ele/ela segue também, os governos que nos comandam e, mais importante de todos, o sistema no qual vivemos, o capitalismo é a maior influência de todas.

No fundo o que temos aqui é a falsa ideia de neutralidade que o mundo tenta nos passar. Não existe neutralidade numa sociedade dividida em classes e todos e todas estarão defendendo um grupo, uma classe. O problema é que muitas pessoas se dizem neutras para defender suas ideias, mas esta forma de agir é inescrupulosa.

Pois é, eu influencio seu filho e sua filha sim. Influencio eles a lutarem por um mundo melhor, a não abaixarem a cabeça, a não aceitar os pequenos e grandes ditadores, eu influencio eles e elas a se indignarem contra as opressões e injustiças.

O que a senhora não está percebendo é que o professor da sala ao lado que diz que eles devem obedecer apenas, também está influenciando. A direção da escola que decide regras sem os consultar também está influenciando, a ideologia da escola, católica, evangélica, militar, conteudista etc., também está influenciando seu filhinho e sua filhinha, mas parece que isso não é tão importante né?

Vejamos. Eles influenciam seus filhos e filhas a obedecer sem reclamar. A abaixar a cabeça, a cumprir ordens sem questionar, dão notas arbitrárias, ensinam que a disciplina é sabia e que o individualismo é soberano. Dizem nas entrelinhas que eles/elas estão numa grande competição, ensinam a ser meritocráticos. No fundo estão criando seres dóceis para o sistema.

11539633_906062292792341_5734734512399396588_n

E a Televisão? Será que sua filha e seu filho não estão sendo influenciados pela televisão que elas/eles assistem?

Olhe bem para ela/ele, que roupa estão usando? Que marca? Que palavras elas/eles usam? Que piadas fazem? Que gírias? Elas e eles (e nós!) somos produtos da sociedade, não temos como escapar disso. Eu seria um alienado ou hipócrita se acreditasse que não sou influenciado pela TV. Neste momento mesmo estou usando uma blusa vermelha com um simbolo do Star Trek, uma calça jeans e um tênis adidas. Isso é influência da mídia. Seu filho e sua filha não escapam disso.

A pior das influencias vem de um lugar “mais alto”, os governos burgueses criam leis, regras, implícitas e explícitas que nos influenciam o tempo todo. Sempre no sentido de manter e defender o sistema. manter o trabalhador passivo, manter a classe proletária alienada. Ou seja, com seu pensamento no outro (na tv, na igreja etc).

Para o capitalismo se manter, não basta que ele exista. Ele precisa criar meios de se auto reproduzir. O principal mecanismo de reprodução do sistema é a escola. Afinal os estudantes passam 12 anos, 10 meses por ano, 22 dias por mês dentro dela!!! Lá o sujeito é preparado para ser a peça que a maquina precisa. Lá ele vai aprender apertar parafuso como ninguém, mas não vai aprender a pensar (assista Tempos Modernos do Chaplin). Lá ele vai aprender a nunca se revoltar. De lá ele vai sair falando, “lutar pra que? Não adianta”, “Nada muda”, “O mundo é assim mesmo, paciência” e todo tipo de frase derrotista que se pode imaginar.

Pois é, eu influencio seu filho e sua filha, mas para algo diferente do que a maioria do sistema influencia. Eu seria pretensioso demais se achasse que vou mudar sozinho a cabeça de alguém. Não vou.

Mas não estou sozinho também, outras pessoas vão fazer o que faço, vão influenciar seus filhos também. Essas pessoas (que costumo chamar de camaradas) vão influenciar seus filhos para o mesmo caminho, o caminho da revolta. Sim, é um cabo de guerra e só futuro dirá que vai ganhar.

Caras mães e pais, se seus filhos e filhas estavam entre aqueles que começaram a concordar comigo e meus camaradas, eles/elas fazem parte de um grupo heroico de lutadores que:

  1. Impediram o governo de SP de fechar 94 escolas!!!
  2. Teve coragem de enfrentar o governador e as direções das escolas e derrubaram o secretario da educação!!!
  3. Salvou o emprego de milhares de professores e funcionários!!!
  4. INFLUENCIOU outros estudantes pelo país e pelo mundo (destaque para os estudantes de Goiás que estão lutando lá contra a privatização das escolas).

Se eu fosse mãe ou pai desses estudantes eu teria muito orgulho! E daria todo apoio para ele/ela seguir lutando por um mundo melhor!

Se eu fosse mãe ou pai de um estudante que não participou desta luta eu diria pra ele/ela não perder a próxima luta que está por vir.

2 Comments

Deixe uma resposta

