Brevíssima nota sobre ciência e capitalismo

Hoje uns amigos me fizeram pensar numa questão muito importante sobre ciência e sociedade.
 
A ciência, assim como a educação, a religião, a política, é uma superestrutura da sociedade capitalista. Como tal, está condicionada a economia. Não é livre deste sistema, nem pode promover uma elevação social geral se os ditames da economia da sociedade capitalista não desejar.
 
Alguns autores de ficção científica e muitos cientistas sérios, entre eles meu querido Carl Sagan, caem no engodo da possibilidade da ciência resolver os problemas da humanidade, independente da mudança do modo de produção que temos.
 
Passamos pelo mesmo problema em outra superestrutura, a educação.Muitos educadores e educadoras sérias acreditam no ledo engano de que é possível mudar a educação apartada da sociedade ou pior, que a educação vai transformar o mundo.
 
Isso não vai acontecer. Hoje, mais que nunca, a ciência está condicionada a prover apenas aquilo que o capital determina. Um exemplo bem concreto disso está no fato do mundo (ciência) produzir comida para 12 bilhões de pessoas e, mesmo tendo 7 bilhões de pessoas no mundo, ainda temos muitas que passam fome.
 
Este exemplo mostra que não é a ciência o problema, mas o modo de produção capitalista que não permite que as pessoas possuam os bens do desenvolvimento científico.
 
Em outras palavras, de nada adianta continuar investindo em ciência se não investirmos nossas forças em acabar, destruir o modo de produção vigente, para colocar em pé outro modo de produção, aquele em que tanto a produção quanto a apropriação dos bens produzidos será coletiva.
ciencia-y-capitalismo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s