A luta de classes dentro da escola

Existe uma ideia muito comum nas esquerdas de que a luta de classes também acontece no chão da escola, mas é preciso explicar como isso acontece.

De maneira bastante resumida, vou colocar algumas palavras sobre isso aqui.

Não se trata de disputas físicas ou ideológica entre os estudantes ou entre estudantes e professores. Muito menos luta de classe não significa a quinta B saindo na porrada com a quinta C…

Quando muito os professores apenas reproduzem, boa parte deles de maneira inconsciente, os interesses da classe dominante, mas falarei disso depois.

Se falamos de escola pública, estamos pensando em 85% dos estudantes no Brasil e são com certeza os mais pauperizados. Os estudantes das escolas públicas são, via de regra, proletários eles mesmo quando trabalham ou filhos de proletários. Então estamos falando de uma classe específica.

Os professores formam uma categoria que passou por um processo de proletarização. Ou seja, tinham um certo status e um certo salário que foi corroído ao longo dos anos devido ao baixos aumentos que não acompanharam a inflação. Como exemplo podemos pensar nos professores da rede estadual de são que amargam 3 anos sem aumento o que faz com que estejam ganham menos já que a inflação não parou neste anos.

Com esta condição concreta e material o status social que possuíam há algumas décadas também se esvaiu como areia ao vento. Hoje no máximo recebem, quando dizem que são professores, um tapinha nas costas de consolo e amargam a resignação da categoria com os menores salários entre todos aqueles que possuem ensino superior. Desta maneira muitos professores acabam fazendo um papel muito cruel: defendem uma classe que não é a sua.

A luta de classes que acontece na escola não pode ser então entre membros da mesma classe social (embora muitos professores neguem veementemente que façam parte da mesma classe dos seus pobres alunos). A luta de classe acontece no domínio, controle e ação da classe dominante sobre os proletários que lá se encontram e na resistência desta. Trata-se de uma luta política.

A luta de classes está na meritocracia que é imposta guela abaixo dos oprimidos, pelas notas, pontinhos positivos, premiações, olimpíadas escolares, medalhas, estrelinhas na testa etc. Está nas burocracias impostas ao professores para o seu controle, seja ideológico (escola sem partido) seja controle funcional (ponto eletrônico, diário de classe, cursos de formação que não formam porra nenhuma etc).

A luta de classes está na disputa pela disciplina. Por um lado os estudantes fazem um movimento de resistência quase inconsciente que é categorizado como indisciplina. Por outro lado as escolas e os sistemas de ensino buscam cada vez mais meios de controlar a disciplina dos alunos (um bom exemplo são as escolas da periferia de GO que foram entregues para a gestão da polícia militar).

A luta de classes acontece quando os estudantes se mobilizam e causam o desespero das classes dominantes e seus governos. Acontece quando os professores entram em greve e faz os governantes desesperados saírem na mídia dizendo que não é nada, coisa de novela (Alckmin) ou que vai prejudicar os mais vulneráveis (Renato Janine) etc.

Luta de classe pode ser definida como a disputa pela hegemonia da sociedade por diferentes grupos com diferentes papeis na produção social. Para simplificar, no capitalismo trata-se da disputa entre a burguesia e o proletariado. Ela se dá principalmente na disputa pelo controle do modo de produção. Hoje a burguesia detém o controle do modo de produção e o proletariado é explorado por este sistema. Mas esta disputa se dá também em micro universos, dentro da escola, nas universidades, nos aparatos sindicais, nas superestruturas sociais como saúde, segurança, transporte etc.

Desta forma é importante sempre estar atento as disputas que acontecem a nossa volta. Elas SEMPRE carregam interesses de uma classe ou de outra. Então se sua posição e sua ação não beneficia o proletariado e demais oprimidos, ela NECESSARIAMENTE está beneficiando a burguesia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s