Stephen Hawking e eu

Um dia qualquer do ano de 2002 entrei na livraria Saraiva do shopping Ibirapuera no meu horário de almoço. Abri aleatoriamente um livro de um cara de nome difícil, nome que eu nunca tinha ouvido e nem sabia pronunciar…

Li aquele livro de título poético sem entender nem um terço dele, logo na primeira página uma frase do Hamlet: “eu poderia viver recluso numa casca de nóz e me considerar rei do espaço infinito”.
Mesmo sem entender muito me causou uma impressão extraordinária.
Cada dia que passava eu voltava lá e lia algumas páginas. Terminei o livro sem pagar por ele (eu não tinha a menor condição de comprá-lo).

Devorei outros livros e revistas sobre o mesmo assunto, todos com a mesma impressão, eu estava me apaixonando por um assunto que nenhuma das 10 escolas que passei me ensinou.

Em um outro livro dele, brincou: Newton nasceu no ano que Galileu morreu e eu (Hawking) nasci exatamente 300 anos depois disso. Eu (Oz) aproveitava a brincadeira e falava para meus alunos que nasci 100 anos depois do Einstein.
Mas o mais irônico é que ele morreu HOJE, EXATAMENTE NO DIA DO ANIVERSÁRIO DO EINSTEIN. 14 de março!!! (quem também morreu no 14 de março foi o Marx, mas pq será que me lembrei disso? tsc tsc)

Mas sabem o que tudo isso quer dizer?
Naaaaaada! Ele era um grande ateu.

Meses depois daquele livro na Saraiva eu tomei uma decisão: vou estudar astronomia!!! Isso mudou completamente os rumos minha vida.

No ano seguinte entrei na primeira faculdade de física, me tornei professor em 2004, ganhei meu primeiro telescópio neste ano, dois anos depois na segunda faculdade, montei um grupo de astronomia que durou 10 anos, trabalhei num observatório, etc…

Posso dizer então que esse cara, que partiu hoje para a escuridão e silêncio infinitos, me ajudou a estar onde estou e ser quem eu sou.

Ele me ensinou sobre astronomia e mudança!

“Mesmo as pessoas que dizem que tudo está pré determinado e que não podemos fazer nada para mudá-lo [destino], olham para os dois lados antes de atravessar a rua.”
S. H.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s