Racionais MCs vira obra de vestibular

Veja matéria: AQUI

Vendo uma certa comoção e comemoração de setores que considero críticos do modelo de sociedade em que vivemos, resolvi escrever alguns comentários que creio não terem sido considerados antes de saírem comemorando por aí.

Em primeiro lugar, na minha opinião este é sem dúvidas o melhor álbum deles. Particularmente, “Fórmula mágica da paz” e “Mundo mágico de Oz” são as que mais curto.

Contraditoriamente, preciso dizer algo que já venho falando tem um tempo para amigos e amigas: a amplitude do sucesso dos racionais é uma concessão da burguesia.

Pra tocar no rádio, aparecer na tv, ser amplamente propagado, aparecer em propagandas e quase nunca ser censurado e agora, pasmem, virar obra de vestibular é por que não coloca o dedo na ferida real da sociedade. Antes de falar que racionais é o melhor rap que temos, sugiro ouvir facção central só pra começar (RZO, trilha sonora do gueto, Dexter etc). Ali sim você vai ver uns mano dá periferia colocando o dedo nas feridas mais profundas da sociedade e tirando de lá toda hipocrisia que a burguesia não suporta e que o capitalismo não resolve. Para estes a burguesia e classe média não deram sua benção e suas amplitudes ficam limitadas.

O que quero dizer com isso?

Racionais, no devido contexto histórico, foi bom e foi importante para uma parcela da juventude. Mas não devemos tirar da mente que pra fazer sucesso amplamente neste sistema é preciso ceder. E o grupo racionais cedeu até demais. Hoje não passam de um grupo medíocre de discurso reformista, viúvos do petismo. Principalmente o Mano Brown. Em suas músicas antigas, quando tocam ao vivo, modificam letras, dizendo que a situação na periferia não está mais ruim. Lamentável.

As coisas não são apenas pretas ou brancas. É possível reconhecer a importância histórica e achar que hoje prestam um desserviço pra juventude das periferias.

Ademais, o vestibular continua sendo um sistema de EXCLUSÃO, nada que seja pedido ou não pedido no vestibular deve ser comemorado. Por que o menino da música Mundo mágico de Oz, os tantos meninos e meninas de quem aquela música fala, vão continuar fora da universidade! Vão continuar na rua!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s