Brevíssimo comentário sobre a “fé na ciência” em resolver nossos problemas

Numa discussão que tive sobre a neutralidade da ciência, aceitamos com certa facilidade o fato dela não ser neutra.
Mas quando falamos isso sem pensar muito, fica no ar a ideia de que a ciência decide por sua parcialidade o que não acredito que corresponda a verdade.

Não é a ciência que decide de que lado ficar. Ela, como uma força produtiva, foi e continua sendo apropriada, no sistema capitalista, pela classe hegemônica para gerar os produtos e a teoria que esta classe precisa para se manter no poder. No fundo ela é usada para ampliar a exploração.

Um erro comum em cientistas importantes (mesmo meu queridinho Carl Sagan caiu nesse erro, mas atualmente o autor do badalado Sapiens, Yuval Harari vai por essa mesma linha), atribuem uma responsabilidade exagerada para a ciência salvar a humanidade dos males que o capitalismo criou.
Acreditam que é possível resolver o problema da fome, da miséria, das doenças etc, apenas com o investimento e desenvolvimento da ciência. Desta forma mostram uma imensa ingenuidade em não perceber como a ciência é servil aos capitalistas e seus ditames financeiros.

A ciência tem capacidade de gerar os produtos que os proletários precisam, mas para isso precisamos tomá-la em nossas mãos. Todavia não faremos isso sem antes tomar os meios de produção e acabar com esse sistema falido!

1 comentário

  1. Fato. Da mesma forma que a revolução industrial só poderia melhorar a vida do trabalhador pela tomada dos meios de produção, a ciência servirá muito mais às elites se não lutarmos por ela

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s