Sputnik

Grupo de Astronomia SPUTNIK

Como membro e fundador deste grupo tenho ele como um importante projeto, não só para mim, mas para a sociedade. Nas linhas que se seguem descrevo um pouco do Grupo e do nosso trabalho.

O Grupo de Astronomia Sputnik nasceu da necessidade de divulgação desta ciência, que causa interesse em pessoas das mais diferentes áreas, na Cidade universitária, USP. O Grupo atuou na USP nos primeiros meses, porém logo percebeu que deveria transpor os muros da universidade. Os alunos que estudam numa universidade pública tem uma obrigação tácita de dar um retorno à sociedade. Desta forma o Grupo começou a atuar principalmente em escolas e preferencialmente em escolas públicas. A Astronomia é a ciência que mais possui adeptos não acadêmicos, desta forma, neste ano de 2009 em que comemora-se o Ano Internacional da Astronomia, o Brasil apresentou mais de 130 “nós” locais, grupos de astronomia, instituições de pesquisa e divulgação, planetários, etc. O Grupo Sputnik é uma destas instituições, promovendo a divulgação e difusão desta ciência, neste ano tão importante.

Ações

O grupo Sputnik trabalha em duas frentes principais: Observações públicas e atividades em escolas. Em 2008 as Observações públicas se restringiram às atividades “Telescópios na Praça do Relógio”, desenvolvidas pelo grupo dentro da cidade Universitária e abertas ao público. Na segunda frente, temos as atividades realizadas em escolas públicas e particulares que abrangem observação astronômica com telescópios pelos alunos, palestras, gincanas astronômicas, oficinas, etc. Descreveremos abaixo apenas duas destas atividades, para conhecer mais do nosso projeto visite nosso site:

Acantonamento na EMEF Amorim Lima

Em Outubro de 2008 o Grupo de Astronomia Sputnik realizou um acantonamento na EMEF Desembargador Amorim Lima, onde 58 crianças de 10 anos participaram de uma “gincana astronômica”, além de uma Sessão de Céu Virtual (Planetário), entre outras atividades. As atividades tiveram início às 19h00 com uma Caça Astronômica ao Tesouro, sendo as crianças divididas em grupos monitorados pelos participantes do Grupo Sputnik. Em seguida, um jogo de perguntas e respostas complementou a noite de atividades. Logo depois a escola promoveu uma sessão de pizzas e, para finalizar, foi realizada uma sessão de céu virtual com o auxílio de um programa chamado Stellarium, uma espécie de planetário.     As crianças, os professores e alguns integrantes do grupo dormiram na escola encerrando o evento as 7h00 do dia seguinte. O grupo realizou mais duas atividades nesta escola com a 1ª série numa apresentação de céu virtual e também na 4ª série nesta com uma oficina de planetas em escala.

Acantonamento

Telescópios na Praça do Relógio

O Grupo de Astronomia Sputnik realizou no dia 11 de Junho de 2008 uma observação pública com telescópios na Praça do Relógio da Cidade Universitária, como mostra a figura 5. A atividade teve início às 20h00 e se estendeu até as 23h00. Realizamos observações de Saturno, Júpiter e a Lua. Os integrantes do grupo conversaram e tiraram dúvidas dos participantes. Este evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas durante as 3 horas de observação.

O Grupo de Astronomia Sputnik realizou no dia 21 de Agosto de 2008 uma observação pública na Praça do Relógio da Cidade Universitária. Participaram da observação aproximadamente 100 pessoas e, utilizando 3 telescópios [sendo um propriedade do grupo e dois emprestados], essas pessoas puderam observar Vênus e Mercúrio no começo da noite e Júpiter até às 23h00 quando o último observador pôde ver a Lua que nasceu tarde neste dia. Os integrantes do grupo conversaram e tiraram dúvidas dos participantes. Também realizamos uma pequena apresentação do Sistema Solar com o programa Celestia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s