Imagem mostra estrela de comportamento “canibal”

BP Piscium consumiu um astro ou um planeta vizinho

Divulgação

Concepção artística mostra a BP Piscium, com um disco em volta que seria resultado da interação com um planeta

Mesmo que fosse possível, não é uma boa ideia chegar perto da estrela BP Piscium, que fica na constelação de Peixes, a cerca de 1.000 anos-luz (9,46 quadrilhões de km) da Terra. Ela está faminta. Imagens do observatório Chandra, da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), mostram que o astro consumiu uma estrela ou um planeta gigante que estava nas redondezas.

De acordo com os pesquisadores, esse provável comportamento "canibal" mostra como esses astros se comportam à medida em que envelhecem.

BP Piscium parece ser uma versão mais desenvolvida do nosso Sol, mas com um disco de poeira e gás em volta. Segundo cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester, responsável pela pesquisa, esse disco é resultado da uma "interação catastrófica" entre a estrela e um planeta ou astro vizinho, que foi "comido" por ela.

Joel Kastner, pesquisador do instituto, diz que os cientistas ainda estão pesquisando como ocorre o mecanismo que permite que estrelas incorporem outros planetas.

– Nós temos detalhes importantes que ainda precisamos analisar, então achar objetos como a BP é entusiasmante.

2 comentários

  1. Oi Osvaldo, ainda leciona no Geb? Te conheço de lá, heheh…eu dava aula de Bio. Então adorei essa materia..alias sou suspeita em falar, pois adoro astronomia…abraço. Camile

    Curtir

Deixe um comentário