“Novo” Horóscopo

Há algum tempo atrás a discussão da mudança dos signos correu pela mídia deixando muitas pessoas preocupadas com o fato de não ser mais do signo que sempre acreditou ser. Isso não é novidade nenhuma no meio científico. Por que será então que só agora virou polêmica?

O jornal Folha de São Paulo, publicou o seguinte texto sobre a mudança dos signos:

As mudanças no alinhamento da Terra podem ter alterado as datas de muitos signos do zodíaco. É o que defende o astrônomo Parke Kunkle em entrevista à rede NBC. Segundo ele, pode até mesmo haver um novo signo: Ophiuchus.

Ophiuchus, também conhecido como Serpentário, é um signo que já existia em algumas versões do zodíaco. Também há uma constelação com o mesmo nome.

Kunkle diz que conforme a Terra e o Sol se movimentam, os signos mudam. Segundo ele, essa mudança não aconteceu do dia para a noite.

Os 12 signos que conhecemos hoje foram definidos há quase 3.000 anos, quando a astrologia começou, e desde então, sua posição em relação ao Sol mudou.

Veja as mudanças no zodíaco de acordo com Kunkle. 

Capricórnio: 20/01 a 16/02
Aquário: 16/02 a 11/03
Peixes: 11/03 a 18/04
Áries: 18/04 a 13/05
Touro: 13/05 a 21/06
Gêmeos: 21/06 a 20/07
Câncer: 20/07 a 10/08
Leão: 10/08 a 16/09
Virgem: 16/09 a 30/10
Libra: 30/10 a 23/11
Escorpião: 23/11 a 29/11
Ophiuchus: 29/11 a 17/12
Sagitário: 17/12 a 20/01

Colocado desta forma, parece mesmo que é apenas a opinião de um astrônomo. Mas não é. O movimento de precessão da Terra faz com que o céu que nós vemos mude com o tempo, além do movimento próprio das estrelas.

O que vale a pena mesmo é nos perguntar, O que significa ser de um signo?

Sabemos que a Terra gira em volta do Sol. Mas como estamos aqui na Terra, temos a impressão de que o Sol gira em torno de nós. Primeiro girando a cada dia devido ao movimento de rotação e segundo, a cada ano devido ao movimento de translação.

De fato a ideia de movimento relativo nos ajuda a imaginar que o Sol vai fazer um giro completo, passando por diferentes constelações no período de 1 ano. Pois bem, há muitos anos atrás este fato foi percebido e o grupo de constelações pelas quais o Sol passava foi chamado de zoodíaco (círculo dos animais, já que com exceção da balança todos são animais, reais ou mitológicos). Na época o Sol passava por 12 constelações.

Ser de um signo significa nascer no momento em que o Sol está passando por aquela constelação.

Exemplo: Se o Sol estiver passando pela constelação de Sargitário no final de Dezembro, dia 23 e alguém nascer nesta data, diz-se que a pessoa é deste signo. Perceba que isto não diz nada sobre características emocionais ou psicológicas da pessoa.

É um salto muito grande dizer que a passagem do Sol por uma determinada constelação em certa época do ano, faz com que nasçam mais pessoas teimosas, calmas ou fogosas.

Como o céu muda com o tempo, as datas utilizadas no passado não são mais as mesmas, tendo inclusive uma constelação a mais para o Sol “passar”. Quem nasce no começo de Dezembro então, não deve procurar seu signo nos jornais, pois não vai encontrar. Quais serão as características das pessoas do signo de Serpentário?

Outro argumento importante é que as constelações têm desenhos e tamanhos diferentes no céu. As constelações de Aries e Cancer por exemplo são bem pequenas. Já a de Virgem é uma constelação imensa. Com isso em mente e lembrando que o movimento da Terra ao redor do Sol tem velocidade constante, não faz sentido pensar que o Sol passa o mesmo tempo em todas as constelações (1 mês). A tabela acima mostra que o Sol fica mais de um mês em Virgem e menos em outros signos.

Isso tudo mostra que enquadrar 7 bilhões de pessoas em apenas 12 categorias pode não ser muito preciso.

A Astronomia e a Astrologia já caminharam juntas no passado, porém se separaram a mais de 400 anos e hoje são formas de entender o mundo, bem diversas. Uma estuda a física dos astros, movimentos, temperatura, origem, forma, etc. Outra estuda a influência dos astros em nossas vidas terrenas.

É importante não confundir e se chamar um astrônomo de astrólogo hoje em dia é capaz de ele te mandar para o espaço!

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s