A Rede Social e A História

Acabei de assistir, pela segunda vez, o filme A Rede Social. Apenas o fato de ter visto pela segunda vez já diz um pouco que gostei do filme, mas este post não é para falar especificamente do filme, da história, nem dos personagens. O que me ocorreu, durante o filme, foi a questão da história, não a trama, mas a ideia de como a história acontece. Estamos muito acostumados a pensar, estudar e entender a história antiga. Dificilmente pensamos que a história é agora! Que ela se faz a cada momento, cada ação humana, cada segundo, estamos fazendo história.

Um filme que trata de acontecimentos históricos de 2003 para cá nos dá a exata percepção de que a história é agora. Neste mesmo momento em que escrevo este texto (e vc leitor está lendo este texto), uma trama do outro lado da cidade está acontecendo e que mudará a história do país, da cidade, sei lá. Na primavera de 2003 eu entrava na Universidade (pela segunda vez), nunca imaginaria que no outro hemisfério, naquela mesma época, estava sendo criada uma rede virtual para conectar pessoas, milhões, bilhões delas, em 207 países diferentes. O que está acontecendo agora que será significativo em alguns anos? Este texto? Pouco provável.

O importante é perceber que não somos apenas espectadores da história. Somos protagonistas, fazemos história a todo momento.

Anúncios

2 comentários

  1. Gostei muito do seu post.
    Assisti ao filme e percebi como uma simples idéia pode se tornar algo grande, mesmo que seja o Facebook.
    Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s